As mulheres grávidas podem receber a vacina anticovid-19 com segurança, anunciaram autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta quarta-feira (11), em meio a um nível preocupante de hospitalizações de futuras mães.

“As vacinas são seguras e eficazes, e nunca foi tão urgente aumentar a imunização, enquanto enfrentamos a variante delta, altamente contagiosa, e as graves consequências da covid-19 em mulheres grávidas”, alertou Rochelle Walensky, diretora do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal agência federal de saúde pública do país.

As gestantes correm um risco maior de ter complicações graves da covid-19, incluindo aborto espontâneo e morte do bebê ao nascer. Menos de uma em cada quatro mulheres recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o vírus, de acordo com o CDC.

Essa posição forte sobre os benefícios das vacinas para as grávidas contrasta com a linguagem mais ambígua que o CDC usou durante meses sobre o assunto, uma vez que a OMS hesitou na delicada questão da relação benefício/risco para essa população.

As autoridades de saúde dos Estados Unidos chegaram à sua conclusão com base em um estudo envolvendo quase 2.500 gestantes. Elas também recomendam que todos os maiores de 12 anos sejam vacinados contra a covid-19.