Os líderes dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia comprometeram-se a produzir 1 bilhão de doses de vacinas contra a covid-19, na Índia, até ao final de 2022, anunciou a Casa Branca, nesta sexta-feira (12).

Com capacidade de produção indiana, tecnologia americana, financiamento japonês e americano e logística australiana, o grupo comprometeu-se a entregar até 1 bilhão de doses de vacinas.

+ Pesquisadores identificam possível nova linhagem de covid-19 no Brasil

Trata-se de doses da vacina norte-americana Johnson & Johnson, que o Governo do ex-Presidente Donald Trump não incluiu no seu projeto de apoio intensivo, mas que Joe Biden pretende incentivar agora.

Biden disse que a aliança dos quatro países está empenhada em responder “às graves carências do sudeste asiático, através de veículos financeiros complexos que permitirão um aumento muito importante, francamente drástico, das capacidades de produção de vacinas, até 1 bilhão de doses em 2022.

O espírito de cooperação entre os quatro países deve ser acelerado e a Casa Branca anunciou esta sexta-feira que haverá uma nova reunião entre os líderes ainda antes do final deste ano, desta vez em formato presencial.

Trata-se da primeira vez que esta aliança informal dos quatro países, nascida nos anos 2000 para contrabalançar as ambições expansionistas da China, se reúne ao mais alto nível.

Num outro sinal da prioridade dada à Ásia pelos EUA, o primeiro-ministro japonês será, em abril, o primeiro líder estrangeiro a ser recebido pessoalmente nos Estados Unidos pelo novo Presidente, anunciaram esta sexta-feira os dois países, esclarecendo que as alterações climáticas e o combate à pandemia de covid-19 estarão no topo da agenda da reunião.