(Reuters) – O governo dos Estados Unidos gastará mais 1 bilhão de dólares na compra de comprimidos contra a Covid-19 produzidos pela MSD e pela parceira Ridgeback Biotherapeutics, informaram as empresas nesta terça-feira.

Em junho, o governo norte-americano acertou a compra de 1,7 milhão de tratamentos de molnupiravir por 1,2 bilhão de dólares, e agora está acionando a opção de comprar mais 1,4 milhão de tratamentos.

A nova compra eleva o total de tratamentos garantidos a 3,1 milhões pelo valor de 2,2 bilhões de dólares. A MSD disse que o contrato dá ao governo o direito de adquirir ainda mais 2 milhões de tratamentos.

+EXCLUSIVO-Programa liderado pela OMS quer comprimidos contra Covid-19 por US$10, diz documento

O remédio é monitorado atentamente desde que dados do mês passado mostraram que, quando administrado no início da doença, pode reduzir pela metade a chance de pessoas com mais risco de desenvolverem casos graves de Covid-19 morrerem ou serem hospitalizadas.

“O molnupiravir, se autorizado, estará entre as vacinas e remédios disponíveis para combater a Covid-19, parte de nossos esforços coletivos para acabar com esta pandemia”, disse Frank Clyburn, presidente da unidade de saúde humana da MSD.

Com opções limitadas para tratar pessoas com Covid-19, o governo dos EUA também assegurou milhões de doses do antiviral da rival Pfizer, que na semana passada se demonstrou reduzir em 89% o risco de hospitalização ou morte de adultos com risco de desenvolver doenças graves.

Um pedido de aprovação da MSD à Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) será analisado por uma comissão de especialistas independentes em 30 de novembro.

(Por Manas Mishra e Leroy Leo, em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA80YS-BASEIMAGE