WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos estão dispostos a remover as sanções ao Irã para retomar o cumprimento do acordo nuclear com a República Islâmica, incluindo aquelas que são inconsistentes com o pacto de 2015, disse o Departamento de Estado dos EUA nesta quarta-feira, sem dar detalhes.

“Estamos preparados para tomar as medidas necessárias para retornar ao cumprimento do acordo, incluindo a suspensão de sanções que são inconsistentes com o acordo. Não estou em posição de fornecer a vocês um capítulo e um versículo sobre o que isso pode significar”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price a repórteres.

Irã e Estados Unidos realizam conversas indiretas em Viena nesta semana com a meta de levar os dois países a voltarem a cumprir os termos do acordo nuclear de 2015, que os EUA abandonaram três anos atrás.

O Irã tem violado os limites do acordo ao seu programa nuclear de maneira constante em reação ao desligamento dos EUA do pacto e à reativação de sanções que prejudicam a economia da República Islâmica.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Mohammad Zargham em Washington e de Arshad Mohammed em Saint Paul)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH361T5-BASEIMAGE