Giro

EUA envia negociador a Doha para impulsionar negociações de paz afegãs

EUA envia negociador a Doha para impulsionar negociações de paz afegãs

O diplomata veterano americano Zalmay Khalilzad - AFP/Arquivos

O negociador dos EUA para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, esteve em Doha nesta quinta-feira (1o) para impulsionar as negociações de paz entre o governo afegão e os talibãs.

Os debates que começaram na capital do Catar em meados de setembro, com o objetivo de encerrar o conflito de 19 anos no Afeganistão, estão parados devido aos desacordos sobre como elaborar um código de conduta que guie negociações mais amplas.

O diplomata veterano se reunirá com ambas as partes “para escutar as atualizações sobre seus esforços para negociar um acordo”, disse o Departamento de Estado americano em um comunicado antes da chegada de Khalilzad na quarta-feira.

As questões principais ainda não foram debatidas, incluindo um cessar-fogo ou o tipo de governança futura no Afeganistão.

No entanto, Abdullah Abdullah, presidente do Alto Conselho para a Reconciliação Nacional, que está supervisionando os esforços de paz de Cabul, afirmou na quarta-feira à AFP que pode haver certo progresso sobre qual interpretação do Islã deve ser utilizada para elaborar leis no Afeganistão depois do conflito.

Os talibãs, que são de linha dura sunita, insistiram na adesão à escola hanafí de jurisprudência islâmica sunita, mas os negociadores do governo temem que isso possa ser usado para discriminar os hazaras majoritariamente xiitas e outras minorias.

Outro assunto polêmico é como o acordo entre Estados Unidos e os talibãs moldará um futuro acordo de paz e como farão referência a ele.

Embora não tenha havido uma reunião oficial entre as duas partes nos três últimos dias, as negociações estão ocorrendo nos bastidores.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?