A alta demanda por brinquedos no Natal deste ano preocupa fornecedores e varejistas dos Estados Unidos. O feriado é a data que mais estimula o consumo no ano e é responsável por movimentar quase U$ 33 bilhões.

Em 2020, os campeões de venda foram a Lego, as bonecas Lol, bonecas da Barbie e consoles Play Station, de acordo com a Reuters americana.

+ Brasileiros são detidos na fronteira ao tentar entrar ilegamente nos EUA

Contudo, problemas na logística podem dificultar as vendas. As principais marcas de brinquedo dos Estados Unidos alegam que utilizam aviões de carga caros e remessas marítimas para suprir a demanda.

A importação americana de bonecas, brinquedos e jogos movimentou U$ 1,88 bilhão apenas nos primeiros sete meses deste ano, um aumento de 50% em relação a 2019, um recorde ao período.

“Há mais demanda do que podemos suprir”, resume Isaac Larian, CEO MGA.

“A demanda por fretamentos aéreos está um nível nunca visto antes”, disse Neel Jones Shah, chefe global de frete aéreo da Flexport. Segundo Shah, os voos fretados chegam a custar entre U$ 1,2 e U$ 1,5 milhão, U$ 500 mil a mais do que o usual.

“Não há mais capacidade, seria quase preciso um milagre para encontrar um frete até o final de novembro e início de dezembro”, diz Shah.

No entanto, é difícil para os aviões transportarem as mesmas cargas do que um milhares de containers em um navio.