Agências federais nos Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira (13) que hackers chineses estão mirando pesquisas da Covid-19 e tentando coletar informações sobre vacinas e tratamentos médicos.

Segundo o Business Insider, o FBI e as agências de Segurança Cibernética e Infraestrutura disseram que afiliados do governo chinês e fraudadores foram vistos tentando identificar e obter dados de propriedade intelectual e saúde pública relacionados ao coronavírus.

+ Novo sintoma do coronavírus no corpo é chamado de ‘dedos da covid’
+ Autoridade da OMS diz que origem do coronavírus é crucial para entender como ele nos ‘invadiu’
+ Amazônia pode ser ‘maior repositório de coronavírus do mundo’, diz cientista brasileiro

“Os esforços da China para atingir esses setores representam uma ameaça significativa à resposta de nosso país ao Covid-19”, explicaram as agências, indicando que “o possível roubo dessas informações compromete a entrega de opções de tratamento seguras, eficazes e eficientes”.

A ordem agora é que as organizações de risco mantenham práticas de segurança contra ameaças deste tipo, ampliando os processos de proteção contra o acesso externo aos dados.

O governo chinês, por meio do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, respondeu dizendo que é forte defensor da segurança online e é uma das vítima de ataques deste tipo.

“Estamos liderando o mundo no tratamento e na pesquisa de vacinas com a Covid-19. É imoral atacar a China com boatos e calúnias na ausência de qualquer evidência”, ponderou Lijian.