O coronavírus foi declarado uma emergência de saúde pública nos Estados Unidos, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, em entrevista à Casa Branca na sexta-feira, segundo a CNN.
O governo de Donald Trump, por meio da Secretaria de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês), ordenou que 195 cidadãos norte-americanos fiquem em quarentena por 14 dias. A determinação tem como objetivo evitar ao máximo a chance de contágio do coronavírus no país.
As pessoas chegaram aos Estados Unidos na quarta-feira (29), em um avião que partiu de Wuhan, na China. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da HSS, a quarentena será de 14 dias a partir de quando a aeronave saiu da cidade chinesa. Os indivíduos continuarão alojados em uma base aérea em Riverside, Califórnia.
A equipe médica continuará monitorando a saúde de cada viajante, incluindo verificações de temperatura e observação de sintomas respiratórios.
Azar também informou que Trump assinou uma proclamação suspendendo a entrada de estrangeiros que viajaram pela China nas últimas duas semanas, destaca a notícia da CNN. Apenas familiares imediados de cidadãos dos EUA ou residentes permanentes são isentos.