Giro

EUA: cientistas liderados por brasileira encontram proteína que pode levar ao tratamento da Covid

Crédito: Pexels

A NSp1 bloqueia a atividade dos genes que promovem a replicação viral (Crédito: Pexels)

Os cientistas da Universidade do Texas Southwestern (UTSW, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, identificaram uma proteína do coronavírus chamada  “Nsp1”, que pode ser o caminho para o tratamento da doença. A NSp1 bloqueia a atividade dos genes que promovem a replicação viral.

O estudo, liderado pela brasileira Beatriz Fontoura, Ph.D., professora de biologia celular na UTSW, foi publicado pela Science Advances.

+ Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas
+ Covid-19: mortes passam de 242 mil e casos somam quase de 10 milhões

De acordo com o estudo, os vírus se replicam suprimindo os genes da célula hospedeira em favor dos seus próprios. Uma maneira de fazer isso é bloqueando a exportação de RNA mensageiro (mRNA) do núcleo da célula para outro compartimento chamado citoplasma.



Alguns desses RNAs codificam proteínas que só podem ser produzidas pela célula no citoplasma. Assim, ao bloquear sua exportação do núcleo, os vírus evitam que algumas proteínas sejam feitas (por exemplo, proteínas antivirais) e simultaneamente liberam a célula para favorecer sua própria replicação.

Coronavírus e Influenza

“Estudamos a proteína NS1 do vírus influenza e mostramos que uma de suas funções é bloquear a exportação de mRNA nuclear. Devido a algumas semelhanças entre NS1 da gripe e Nsp1 dos coronavírus para a supressão da resposta antiviral na célula hospedeira, decidimos testar se essas duas proteínas compartilhavam uma função semelhante “, diz Ke Zhang, Ph.D., pesquisador pós-doutorado em microbiologia, em nota divulgada pela UTSW.

O grupo descobriu que, assim como o NS1 da influenza, o SARS-CoV-2 Nsp1 inibe a exportação nuclear do mRNA da célula hospedeira ao se ligar ao fator de exportação “NXF1”.

Este novo papel do Nsp1 complementa a outra função da proteína, bloqueando o mRNA da célula hospedeira em proteína. Ao obstruir duas etapas que levam à produção de proteínas, o Nsp1 suprime a capacidade da célula de responder à infecção viral.

Experimento

Para comprovar o que tinham descoberto, os pesquisadores infectaram células com SARS-CoV-2 e adicionaram um excesso de NXF1 para ver se isso bloquearia a replicação do vírus. E foi o que aconteceu. Quando as células tiveram acesso a mais NXF1 do que o vírus SARS-CoV-2 poderia suprimir as células foram capazes de impedir a multiplicação do vírus.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

A vacinação está lenta? BioNTech boca amarga pode ser covid? Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? calendario de vacinacao covid sp capitais vacinação Cientistas encontram proteína que pode levar ao tratamento da Covid-19 Cientistas UTSW colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas Como é transmitido o coronavírus (COVID-19)? como faço para me vacinar? coronavírus cura covid Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo O que é o coronavírus? o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? primeiro caso de covid no brasil proteína quais empresas fazem vacina? Quais são os sintomas do coronavírus (COVID-19)? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? Qual é o vírus que causa a COVID-19? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil reação da vacina covid saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi sipni covid site vacinação tratamento covid tratamento covid-19 uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor?