A média de idade dos automóveis nas ruas e estradas dos Estados Unidos atingiu um recorde neste ano: 12 anos, contra 11,9 em 2020. Segundo reportagem do USA Today, alguns fatores determinaram este novo cenário da indústria automobilística.

Em primeiro lugar, os carros estão cada vez mais resistentes e não é raro ultrapassarem a marca de 300 mil quilômetros de rodagem. Quanto mais caro um veículo, mais ele tende a durar.

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No entanto, o problema crucial da indústria automobilística mundial neste ano diz respeito à escassez de semicondutores decorrente da pandemia. No Brasil, por exemplo, a Volkswagen anunciou na última sexta-feira (11) a suspensão da produção nas fábricas de São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais.

Como há falta de chips e menos produção de veículos novos, a demanda por carros usados disparou nos Estados Unidos, assim como seu preço. A média de preço de veículos usados em maio deste ano é 46,7% maior em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Manheim Used Vehicle Value Index. Fatores como novas tecnologias de segurança e aumento da confiança e da duração também elevam o preço dos carros seminovos.

Para o jornal americano, três fatores foram fundamentais no surgimento da falta de chips no mundo, crise que afeta também a indústria de celulares e de dispositivos médicos: pandemia, decisões políticas e aumento da demanda.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu uma ordem executiva no fim da semana passada para rever toda a cadeia de suprimentos de semicondutores.

Em 2019, o ex-presidente Donald Trump restringiu o comércio com a estatal chinesa Smic, que é responsável por 10% da produção mundial de semicondutores.