Nesta sexta-feira (11), em pronunciamento transmitido ao vivo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou novas sanções econômicas contra a Rússia. A nova medida proíbe a compra de bebidas, pescados e pedras preciosas russos. Os destaques são produtos como vodca, caviar e diamantes.

O presidente disse ainda que novas penalidades são estudadas. Nesta semana, Biden já proibiu a compra de petróleo russo, o que desestabilizou o mercado internacional. O Ocidente continue a penalizar a economia russa com sanções cada vez mais duras.

+ EUA dizem que alegação russa sobre armas biológicas é possível “bandeira falsa”

No entanto, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também já proibiu a venda de 200 produtos até 2023. Além disso, ele suspendeu temporariamente as relações com quatro países da União Econômica da Eurásia (UEE).

Entre os equipamentos estão: drones, aviões, açúcar, trigo, centeio, cevada, milho, equipamentos tecnológicos, elétricos, de telecomunicações, veículos, máquinas agrícolas, locomotivas, contêineres, turbinas de aeronaves, máquinas para corte de metais e pedras, displays de vídeo, entre outros.