Estamos numa fase do combate à Covid-19 muito importante em todo mundo, com a vacinação avançando em diversos países. A testagem em massa ou o próprio acesso a testes de forma mais fácil e econômica ajuda também no controle da propagação da doença. Há agora um novo produto, aprovado pela FDA, o equivalente a ANVISA dos EUA, que poderá ajudar ainda mais no processo.

Baseado em Inteligência Artificial, este dispositivo é capaz de avaliar vários sinais normalmente ocultos da doença. A FDA tem vindo, ao longo do último ano, aprovando vários gadgets ou procedimentos dedicados à detecção e combate da Covid-19. Estes avanços, aliados à vacinação, à utilização de máscara, higiene frequente das mãos e ao afastamento social, estão se revelando essenciais no combate da pandemia.

+ Volvo e Scania suspendem produção por falta de peças e agravamento da pandemia

O novo dispositivo autorizado agora pela FDA, tem um sistema baseado em Inteligência Artificial projetado para detectar sinais ocultos da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 em pessoas assintomáticas.

O Tiger Tech COVID Plus Monitor é um aparelho que se coloca numa braçadeira, composta por sensores de luz e um pequeno processador que tem como função verificar se existem biomarcadores do vírus, como por exemplo, a hipercoagulação, que faz com que o sangue coagule mais facilmente.

Uma vez fixado no braço da pessoa, os sensores do aparelho começam a recolher os sinais do fluxo sanguíneo por um período de três a cinco minutos. O processador então analisa as informações principais das medições e interpreta-as através de um modelo de machine learning. Como resultado final são mostrados biomarcadores positivos ou então a indicação de teste inconclusivo, sendo representados por luzes de cores diferentes.

Este aparelho não substitui de forma alguma os testes regulares de Covid. A FDA refere claramente que este produto não tem como objetivo a deteção da doença nem foi projetado para assintomáticos. Contudo, através da leitura destes indicadores será uma ajuda extra para se fazer o teste e perceber efetivamente se a pessoa está ou não infetada.

Este produto poderá ser útil em ambientes como escolas, empresas onde não é possível o home office, aeroportos, estádios ou instalações de saúde, entre outros cenários que envolvam grandes aglomerações.

A autorização do Tiger Tech COVID Plus Monitor segue estudos clínicos em hospitais e escolas que mostraram resultados semelhantes. No ambiente hospitalar, o dispositivo localizou corretamente os biomarcadores COVID-19 a uma taxa de 98,6 %. Além disso, identificou com precisão aqueles que não tinham os sinais visíveis a uma taxa de 94,5 %. O ensaio escolar validou essencialmente os resultados, de acordo com a FDA.