As autoridades norte-americanas estão investigando reações alérgicas acima do normal em pacientes que receberam doses da vacina da Moderna contra a covid-19. Enquanto o governo federal avalia os casos de reações, que apesar de maiores que a média ainda são muito raros, o estado da Califórnia pediu que a farmacêutica suspenda a distribuição deste lote.

De acordo com a Forbes, a recomendação de suspensão foi feita pela epidemiologista do estado da Califórnia, Erica S. Pan, depois que menos de 10 pacientes que receberam a vacina Moderna em uma clínica em San Diego apresentaram reações alérgicas graves e necessitaram de cuidados médicos 24 horas após a aplicação.

+ Dimas Covas diz esperar celeridade da Anvisa em análise de 2ª pedido
+ Mourão comemora vacina mas evita comentar ‘politicagem’ sobre 1ª vacinada em SP

Enquanto o CDC (Centros de Controle de Doenças) e a FDA (Food and Drug Administration), as autoridades estaduais, por extrema cautela, como dizem, eles pedem aos fornecedores que usem outras doses da vacinas e pausem a distribuição do lote Moderna “por extrema cautela”.

O lote que está sendo analisado tem mais de 330 mil doses distribuídas a 287 fornecedores de vacinas em todo o estado.

A Moderna disse, segundo a Forbes, que a empresa está cooperando totalmente com o departamento de saúde pública da Califórnia na investigação desses efeitos adversos relatados e, atualmente, não tem conhecimento de reações adversas comparáveis de quaisquer outros centros de vacinação usando o mesmo lote de vacinas.