O número de bilionários no mundo quebrou um recorde em 2019 e a maioria dessas pessoas, 788 delas, estão nos Estados Unidos. Juntos, esses bilionários somam US$ 3,4 trilhões. No total, o mundo tem 2.825 bilionários, com uma riqueza combinada de US$ 9,4 trilhões.

De acordo com o estudo da empresa de pesquisa Wealth-X, apesar das consequências econômicas da covid-19, o número de bilionários em certos setores de negócios continua a crescer. São 12% mais bilionários que no ano anterior, segundo o site Fast Company. A China, onde o número de bilionários cresceu mais rapidamente em 2019, possui 342 bilionários.

+ Veja os salários gigantes de empresas de tecnologia como Facebook, Apple e Netflix
+ Filha mais velha de Bill Gates conta como foi crescer em uma casa bilionária
+ Dono da XP, Benchimol entra para o top 20 bilionários do Brasil

O relatório estima que, nos primeiros cinco meses de 2020, à medida que os casos de coronavírus cresceram em todo o mundo, o número de bilionários nos setores de tecnologia, seguros, saúde e serviços de negócios aumentou entre 6% e 9%. A riqueza total de bilionários da tecnologia cresceu 18% no mesmo período. Entretanto, setores como de aviação e vestuário estão perdem riquezas.

Os 22 homens mais ricos da lista têm um patrimônio líquido maior do que toda a população feminina da África. O patrimônio líquido dessas pessoas é tão vasto que um pequeno aumento de impostos – com 0,5% a mais de sua riqueza nos próximos 10 anos – seria suficiente para criar 117 milhões de novos empregos em saúde, educação e assistência a idosos.