Aparato foi derrubado, por ordem de Joe Biden, quando sobrevoava o oceano, e autoridades americanas recolhem os restos. China nega espionagem e diz que aparelho era de pesquisa meteorológica.O balão chinês que sobrevoava os Estados Unidos foi abatido neste sábado (04/02), segundo fontes oficiais citadas pela imprensa americana.

O presidente dos EUA, Joe Biden, deu ordem para que o balão fosse derrubado quando o objeto já estava sobre o oceano, onde caíram seus restos. O material está sendo coletado.

De acordo com o depoimento de um fotógrafo local à rede CNN, vários aviões sobrevoaram a área e “um míssil ou dispositivo similar” o atingiu.

O Pentágono anunciou na última quinta que estava seguindo os movimentos de um “balão espião” chinês que sobrevoava o estado de Montana, no nordeste dos EUA, onde se encontra um dos três silos de mísseis nucleares em solo americano.

Inicialmente, a cúpula do Pentágono havia recomendado que nenhuma ação fosse tomada contra o dispositivo por questões de segurança, pois destroços poderiam cair sobre a população, mas, assim que o dispositivo entrou no mar, tomaram a decisão de derrubá-lo.

A descoberta do primeiro destes “balões espiões” no espaço aéreo americano desencadeou uma crise diplomática entre Washington e Pequim e levou à suspensão da viagem que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, faria ao país asiático neste fim de semana.

Pequim admitiu na sexta-feira que o dispositivo que sobrevoa os EUA era chinês, mas disse se tratar de um balão civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológica”.

le (EFE)