Confirmando a tendência de interiorização de franquias no estado de São Paulo, a ABF (associação brasileira de franchising) realizou pesquisa que indicou expansão de franquias – em número e variedade – no interior do Estado de São Paulo. O levantamento aponta que, na comparação entre os primeiros semestres de 2017 e 2018, o movimento de interiorização das franquias pelo Estado se manteve, tanto quanto à abertura de unidades como em relação à chegada das redes nos diversos municípios paulistas.

De acordo com a pesquisa, o setor 10,6% na comparação com o ano anterior, quando somou R$ 58,813 bilhões. Em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 6%. O crescimento da variedade de marcas aumentou 10% no mesmo período. A cidade com maior crescimento em número de unidades de franquias foi Presidente Prudente, com variação de 13%, registrando 237 operações no período analisado. Em segundo lugar destacam-se São José do Rio Preto, com 602 unidades, e Jundiaí, com 507, ambas com 12% de crescimento. Piracicaba (377 unidades), Mogi das Cruzes (282) e Taubaté (249) ocupam a terceira posição, com variação de 11%. Ainda na casa de dois dígitos de crescimento, destacam-se em quarto lugar a litorânea Santos (518) e Indaiatuba (241), com 10%.

Quanto à evolução no número de marcas que operam nos municípios, a cidade de Taubaté lidera o ranking de maior variação. O município do Vale do Paraíba registrou 19% de crescimento nesse aspecto. Na comparação entre o primeiro semestre de 2017 e igual período deste ano, Taubaté teve um salto de 146 para 174 redes em franquias com presença local. A cidade ficou à frente de São José do Rio Preto, com 284 marcas (16% a mais) e de São Paulo, com 813 redes (14%).

Segundo Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, o interior paulista tem se mostrado um terreno muito fértil para o franchising brasileiro. “Com uma economia diversificada, empreendedores locais e o desejo dos consumidores por produtos e serviços o interior paulista reúne as condições para o desenvolvimento tanto de redes franqueadoras, como de franqueados”.