Economia

Estudo do governo prevê fim da multa de FGTS para demitido

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Proposta do GAET está sendo chamada de Nova Reforma Trabalhista (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um estudo feito a pedido do governo Jair Bolsonaro (PL) para o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET) indica a possibilidade do fim do pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador demitido sem justa causa. O estudo está sendo chamado de nova reforma trabalhista e pode ser lido na íntegra aqui.   

Hoje, a cada mês trabalhado, a empresa empregadora precisa depositar 8% do salário do trabalhador em uma conta em seu nome. Caso aconteça uma demissão sem justa causa, além do acesso integral ao fundo, o ex-funcionário tem direito a 40% do valor total depositado pela empresa a título de multa rescisória. Esse valor não seria mais pago ao trabalhador, mas sim ao governo. 



+50 mil usuários do Facebook foram alvos de espionagem

Outro ponto que o grupo sugeriu ao Ministério do Trabalho é que haja uma unificação do FGTS com o seguro desemprego. Ao invés do benefício ser pago após a demissão do funcionário, ele passaria a ser depositado pelo governo na conta do FGTS nos primeiros 30 meses de trabalho. Ao invés de 8% ao mês de seu salário na conta do FGTS, o funcionário teria 16% por conta dessa incrementação.    

Ao UOL, o Ministério do Trabalho disse que não pretende sugerir uma nova reforma trabalhista neste momento e que não necessariamente precisa adotar as sugestões do estudo. Cabe lembrar que para que essas mudanças sejam aprovadas, é preciso que seja feito um Projeto Lei que passe pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.    

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia




Tópicos

0800 caixa fgts antecipação saque-aniversário fgts aplicativo fgts Banco Safra banco safra fgts cadastrar fgts 2021 Caixa Econômica Federal caixa fgts caixa pis Câmara Centrais sindicais certidão de regularidade do fgts certidão de regularidade fgts certidão fgts cessoseguro.sso.caixa.gov.br fgts como amortizar financiamento caixa com fgts pelo app Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF? Como consultar saldo do fgts? Como eu faço para ver meu fundo de garantia? como funciona o saque aniversário do fgts como liberar fgts para compra de imóvel Como retirar FGTS como saber se tenho direito ao fgts Como sacar FGTS como sacar fgts pelo aplicativo Como sacar o FGTS para financiamento? como sacar o fgts pelo aplicativo? como tirar o FGTS? Como usar saldo do FGTS para amortizar financiamento? Como ver saldo do FGTS? Congresso Nacional Conselho FGTS Financiamento consulta extrato fgts consultar fgts pelo cpf consultar pis correção do FGTS Correção FGTS correção monetária decisão demissão justa causafgts desemprego economia emprego empréstimo caixa fgts empréstimo fgts empréstimo fgts saque-aniversário FGTS fgts 2019 fgts 2021 FGTS 2021 como funciona FGTS 2021 últimas noticias fgts amortizar financiamento 2 anos FGTS aposentadoria fgts app fgts caixa fgts calendário FGTS como sacar FGTS condições para sacar FGTS consulta fgts correção fgts crf FGTS doença crônica FGTS emergencial FGTS emergencial 2021 últimas notícias FGTS emergencial calendário fgts financiamento imobiliário FGTS justa causa fgts login FGTS o que é FGTS quando surgiu fgts revisão FGTS saque-aniversário FGTS telefone fgts.caixa.gov.br fim da multa do FGTS Fundo de Garantia Fundo de Garantia do Tempo de Serviço GAET Grupo de Altos Estudos do Trabalho INSS Jair Bolsonaro lucro fgts 2021 Ministério da Economia Ministério do Trabalho Multa do FGTS vai acabar nova reforma trabalhista novas regras seguro desemprego Para que serve o app FGTS? Paulo Guedes PIS pis 2021 Porque não consigo entrar no aplicativo FGTS? Quantas vezes posso usar o FGTS para amortizar financiamento? Quem faz saque-aniversário pode financiar imóvel? quem pode sacar o fgts 2021? quem tem direito ao FGTS Quem tem direito ao lucro do FGTS? reforma trabalhista Sacar FGTS integral Saque FGTS saque fgts rescisão saque imediato fgts Seguro desemprego vai acabar seguro-desemprego Senado sicaf simular amortização financiamento caixa fgts simular empréstimo fgts STF Supremo Tribunal Federal trabalho usar fgts para amortizar financiamento caixa usar fgts para amortizar financiamento telefone vale a pena usar o fgts para amortizar financiamento 2020