Estudo confirma vínculo entre vacina da Moderna e raros problemas cardíacos

Frascos da vacina da Moderna (Crédito: AFP)
A vacina contra o coronavírus da Moderna pode causar problemas cardíacos, embora o risco seja muito pequeno e as complicações não sejam sérias, de acordo com um grande estudo da população dinamarquesa publicado nesta quinta-feira (15).
O relatório, publicado pelo British Medical Journal (BMJ), também aponta riscos cardíacos relacionados à vacina Pfizer, embora, neste caso, atinjam apenas mulheres.
“A vacinação com (Moderna) está associada a um maior risco de miocardite ou pericardite entre os dinamarqueses, especialmente aqueles com idades entre 12 e 39 anos”, resumem os autores.
+ Comitê dos EUA recomenda priorizar vacinas de Pfizer e Moderna sobre a da J&J
Miocardite e pericardite são inflamações do coração. A primeira afeta o miocárdio, o principal músculo cardíaco, e o segundo, o pericárdio, a membrana que envolve o coração.
As conclusões confirmam estudos anteriores, que levaram várias autoridades de saúde, incluindo as da França e da Dinamarca, a suspender o uso da vacina Moderna entre os mais jovens. A Islândia decidiu até suspender a aplicação da Moderna entre todos os adultos.
Este é o primeiro estudo de vacinas anticovid realizado em escala nacional.
De acordo com este estudo, os riscos de miocardite/pericardite são três a quatro vezes maiores no caso da vacina Moderna, nos meses seguintes à vacinação, do que entre os vacinados com Pfizer/BioNTech.
Já a vacina da Pfizer “só está associada a um maior risco de miocardite ou pericardite entre as mulheres”, explicam os investigadores, que admitem ter ficado surpreendidos com a conclusão.
No entanto, os pesquisadores insistem no fato de que tais problemas cardíacos após a inoculação com a vacina da Moderna são raros, incluindo para aqueles com menos de 40 anos de idade. Apenas 0,005% dos vacinados apresentaram esses sintomas.
Além disso, esses problemas são em sua maioria leves e não causaram morte ou parada cardíaca em nenhum caso.
A vacinação com Moderna ou Pfizer pode até ser benéfica para a saúde cardíaca em comparação com quem não foi vacinado, em caso de doença, embora esse não tenha sido o principal critério do estudo.
Veja também
Tópicos
astra zeneca efeitos colaterais distúrbio nervoso; Moderna efeitos colaterais doença cardíaca astrazeneca coágulos astrazeneca distúrbio nervoso efeito adverso astrazeneca efeitos colaterais astrazeneca eficácia butanvac Como é a variante indiana? coronavírus Brasil coronavírus quantas cepas covid infectados brasil covid infectados mundo curevac efeitos colaterai vacina eficacia coronavac eficácia coronavac variante indiana eficácia curevac eficácia pfizer eficácia pfizer primeira dose eficácia segunda dose eficacia vacina Oxford fiocruz eficácia fiocruz produção fiocruz vacina Foi liberado a vacina para maiores de 18 anos? imunização ativa e passiva imunização de rebanho imunização SP infectados EUA covid Janssen eficácia O que é a variante P4 da Covid-19? pfizer efeitos adversos pfizer segunda dose quais vacinas estão sendo aplicadas no brasil quais variantes já chegaram no Brasil? Qual é a nova variante da Índia? quando vão liberar a Butanvac quantas vacinas Butantan Que comorbidade pode vacinar? Quem pode se vacinar SP? segunda dose coronavac vacina balanço mundo vacina efeitos adversos vacina eficácia vacina mortes vacina mortos brasil vacina mortos mundo vacina oms variante indiana brasil variante indiana letalidade variante indiana risco variante Manaus variante tanzania