Giro

Estudo confirma que máscaras não impedem a respiração

Crédito: Reprodução/Pexels

A frequência cardíaca, os níveis de oxigênio e os níveis de dióxido de carbono dos voluntários foram medidos durante seis testes de 10 minutos. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Um novo estudo afirma que o uso de pano ou máscara cirúrgica não prejudica a respiração. Pesquisadores em Ohio, nos Estados Unidos, basearam essa conclusão em testes de 50 adultos com idade média de 33 anos, com e sem máscaras. Quase um terço disse ter uma condição crônica de saúde, como asma.

+ Vacina contra Covid-19 pode ser menos eficaz em pessoas obesas

A frequência cardíaca, os níveis de oxigênio e os níveis de dióxido de carbono dos voluntários foram medidos durante seis testes de 10 minutos. Nenhum dos participantes desenvolveu um baixo nível de oxigênio ou um alto nível de dióxido de carbono no sangue enquanto descansava ou caminhava com uma máscara.

O risco de desenvolver níveis significativamente anormais de oxigênio ou dióxido de carbono enquanto mascarado é próximo a zero para a população em geral, disse o pesquisador principal, Dr. Steven Shein. Ele é chefe da divisão de medicina de cuidados intensivos pediátricos no Hospital Universitário Rainbow Babies & Children’s Hospital, em Cleveland.

Segundo Shein, a esperança é que essas descobertas tranquilizem as pessoas de que o corpo é capaz de obter oxigênio e dióxido de carbono de maneira adequada ao usar uma cobertura facial.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel