Giro

Estudo confirma que CoronaVac é segura e produz anticorpos em 98% dos idosos

Crédito: Divulgação - Instituto Butantan

Objetivo era analisar a segurança do imunizante em idosos, confirmar a dosagem ideal e a capacidade de induzir o organismo a produzir uma resposta imune (Crédito: Divulgação - Instituto Butantan)

A CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é segura e produz anticorpos em 98% das pessoas na faixa etária de mais de 60 anos, conforme estudo publicado na revista The Lancet.

A publicação reforça declarações do Butantan sobre a resposta conferida entre os mais velhos, conforme destaca o Olhar Digital. O estudo, feito com 442 participantes na China, não avalia a eficácia da vacina. O objetivo dos testes de fase 1 e 2 era analisar a segurança do imunizante em idosos, confirmar a dosagem ideal e analisar imunogenicidade, que é a capacidade de induzir o organismo a produzir uma resposta imune.

+ Brasil enviará comitiva a Israel para conhecer spray contra a covid-19

O resultado final do estudo mostra que não houve reações preocupantes e a taxa de soroconversão, que é a proporção de pessoas que produziu anticorpos em decorrência da vacina, foi alta em qualquer dosagem, com níveis superiores a 90%.



Apesar dos resultados positivos, não dá para falar que a eficácia da CoronaVac é de 90% ou superior em idosos. A soroconversão é um indicador, mas não há garantia de que esses anticorpos sejam capazes de proteger quem se vacinou.

Apenas o estudo de fase 3, com milhares de voluntários e com comparação direta com um grupo placebo, quando é feita a comparação de quantas pessoas se contaminam em cada grupo e o desenvolvimento de complicações, que é possível calcular a eficácia.

 

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago