Estudiosos na Índia descobriram que pessoas que usam óculos contam com uma proteção extra na prevenção ao coronavírus. A chance dessa pessoa contrair a covid-19 é até três vezes menor do que quem não usa óculos.

Os médicos acompanharam 304 pessoas, a maioria homens (223), com idades entre 10 anos e 80 anos, em um hospital ao norte da Índia durante por duas semanas. Todas elas estavam infectadas pela covid-19 e quase 20% desses pacientes usavam óculos continuamente durante o dia e sempre em atividades ao ar livre.

+ Áustria faz milhões de testes para evitar terceira onda de covid-19
+ Média móvel de mortes pela covid-19 fica em 1.055 nesta segunda-feira
+ Incrível: Para 24,5%, Bolsonaro é o principal responsável pela chegada de vacinas contra Covid

Os pesquisadores observaram que, em média, as pessoas tocavam o rosto pelo menos 23 vezes ao longo do dia e os olhos outras três vezes a cada hora. Quem usava óculos com frequência tinha menos contato com os olhos, correndo menos riscos de contrair o coronavírus. No estudo é apontado “risco de covid-19” em 0,48% da população que usa óculos, em comparação com 1,35% dos que não usam. A razão de risco calculada, de acordo com o estudo, foi de 0,36%.

O artigo pode ser lido na íntegra no site medRxiv. Ele ainda não foi revisado pela comunidade científica, o que indica que ele pode ser contestado por um outro grupo de cientistas que não concordar com os resultados.