Um estudo publicado na revista norte-americana Digital Journalism aponta que notícias locais são abafadas em prol de notícias nacionais em plataformas como o Facebook.

Os pesquisadores Benjamin Toff e Nick Mathews analisaram um conjunto de quase 2,5 milhões de postagens no Facebook postadas por meios de comunicação local do Arizona, Minnesota e Virgínia. A justificativa da escolha foi que nenhum dos estados escolhidos eram nem muito pequenos e nem muito grandes. 

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Para o estudo eles se concentraram no engajamento total das notícias, que consistia em todas as reações possíveis, incluindo o número de seguidores das páginas. Também a dividiram entre hard news, em que enquadraram editoriais como política, educação e saúde, e soft news, com postagens sobre esporte, lazer, artes e animais. 

As conclusões do estudo foram que as postagens mais voltadas a hard news tiveram melhor performance no Facebook. Além disso, canais que pertencem à redes nacionais postam mais conteúdo adaptado e páginas que pertencem à redes de capital aberto estavam entre as mais ativas da plataforma e propensas a receber taxas mais altas de interação.

“Acreditamos que as descobertas lançam luz sobre como o Facebook –combinado com estruturas de propriedade de mídia– pode dificultar a tarefa de servir às comunidades locais com notícias originais que satisfaçam necessidades cívicas importantes”, apontou Mattews em sua conta no Twitter