Giro

Estudo aponta aumento no consumo de álcool durante a pandemia

Crédito: Reprodução/Pexels

Embora o consumo tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos com ansiedade e depressão tiveram um aumento mais acentuado e prejudicial de álcool. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Pessoas com ansiedade e depressão são mais propensas a relatar aumento no consumo de álcool durante a pandemia Covid-19 do que aqueles sem problemas de saúde mental, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Global da Universidade de Nova Iorque (NYU), publicado na revista Preventive Medicine.

+ Estudo mostra segurança da terapia com plasma de convalescentes da covid-19
+ Nova variante do vírus tem maior potencial de transmissão, aponta estudo

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos com ansiedade e depressão tiveram um aumento mais acentuado no risco de uso prejudicial de álcool.

As pessoas costumam beber para lidar com o estresse e eventos traumáticos; um estudo de 2002 descobriu que um quarto dos nova-iorquinos aumentou seu consumo de álcool após os ataques terroristas de 11 de setembro. A Covid-19 criou muitos fatores de estresse, incluindo isolamento e interrupção de rotinas, dificuldades econômicas, doenças e medo de contágio.



Dos 5.850 entrevistados que disseram beber, 29% relataram aumento no uso de álcool durante a pandemia, enquanto 19,8% relataram beber menos e 51,2% relataram nenhuma mudança. Pessoas com depressão tinham 64% mais probabilidade de aumentar a ingestão de álcool, enquanto aqueles com ansiedade tinham 41% mais probabilidade de fazê-lo.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel