Giro

Estudo alerta para “zona cega” do céu que pode esconder asteroides perigosos

Crédito: Reprodução/Pixabay

Isso significa que eles não são detectados com antecedência pela rede de telescópios destinados a procurar tais ameaças. (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Em estudo que sairá publicado na edição de fevereiro da revista científica Icarus, astrônomos revelam uma “zona cega” do nosso céu na qual asteroides potencialmente perigosos podem “se esgueirar” em direção à Terra sem serem detectados com antecedência.

Os cientistas financiados pela Nasa descobriram que objetos espaciais que se aproximam pela região leste do céu noturno podem parecer estacionários devido a uma peculiaridade associada à rotação terrestre e ao movimento de translação.



+ Asteroide classe Apolo se aproxima da Terra e poderá ser observado

Isso significa que eles não são detectados com antecedência pela rede de telescópios destinados a procurar tais ameaças.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a pesquisa começou após a comunidade astronômica ter ficado preocupada quando o asteroide 2019 OK passou raspando pela Terra em julho de 2019. Com aproximadamente 100 m de diâmetro, a rocha espacial passou pelo nosso planeta a apenas 70.000 km de distância. E ainda pior, só foi detectada 24 horas antes.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



O periódico britânico lembra que o Congresso dos EUA deu à Nasa a tarefa de identificar 90% dos asteroides de 140 m de diâmetro ou mais, tamanho que poderia causar devastação numa grande cidade ou pequeno estado.

O novo estudo coincide com o tema retratado pelo filme Não Olhe para Cima (Don’t Look Up), recém-lançado pela plataforma Netflix, que apresenta Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence como cientistas tentando alertar o público, nada receptivo, sobre um cometa que está em rota de colisão com a Terra.

Citado pelo The Telegraph, o pesquisador Richard Wainscoat, da Universidade do Havaí (EUA), que liderou o estudo, diz que as pessoas “não devem perder o sono” devido à possibilidade de serem atingidas por um asteroide devastador. “No caso de encontrarmos algo que vai atingir a Terra, faremos algo a respeito. Não é uma questão de encontrar e ficar sentado esperando bater”, comenta o cientista.

Os algoritmos (códigos de programação) que controlam os telescópios de observação à procura de asteroides são programados para sinalizar objetos em movimento, para evitar identificar erroneamente fenômenos como as supernovas (explosão de uma estrela).

Isso leva em conta o fato de que os objetos que se aproximam da Terra parecem se deslocar para o oeste no céu por causa da rotação da Terra, que é no sentido leste em relação a seu eixo, explica o jornal britânico.

No entanto, quando os asteroides se aproximam da Terra a partir do lado oriental, a rotação do planeta e sua órbita curva ao redor do Sol podem fazer os objetos parecerem estacionários, de acordo com os cientistas.

O estudo afirma que 50% dos objetos espaciais perigosos que se aproximam da Terra a partir do leste podem passar por períodos de “câmera lenta” e, assim, dificultar a detecção precoce.

Não fosse esse fenômeno, asteroides do tamanho do 2019 OK seriam detectáveis até quatro semanas antes do suposto impacto.



Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua