Com o coronavírus se espalhando rapidamente pelos Estados Unidos e os equipamentos de proteção entrando em escassez, uma estudante norte-americana começou a produzir máscaras com abertura transparente na região da boca para a comunidade surda. A leitura labial é essencial na comunicação entre deficientes auditivos.

Ashley Lawrence, de 21 anos, estuda educação para surdos na Eastern Kentucky University e teve a ideia após perceber que as pessoas estavam fazendo as próprias máscaras para se protegerem da pandemia. São mais de 245 mil infectados pelo coronavírus nos EUA – o maior registro em todo o mundo – e 6 mil pessoas morreram até o momento.

+ Ministro sugere uso de máscara de pano
+ Detentas do Rio costuram máscaras contra coronavírus
+ Alemanha aposta nos smartphones e bluetooth contra a pandemia

“Logo antes da pandemia as máscaras foram feitas e comercializadas para ajudar as pessoas com perda auditiva a terem acesso à boca do médico para leitura labial”, disse Ashley em seu perfil no Facebook. “Então pensei, por que não fazê-las para todos?”, completou.

Ao portal Lex 18, Ashley contou que pediu ajuda à mãe e juntas começaram a fazer máscaras com aberturas de plástico na região da boca. Após o post no Facebook o número de interessados cresceu consideravelmente e ela começou a produzir mais itens de proteção.

É possível pedir máscaras para ela através do email dhhmaskproject@gmail.com</a> ou ajudá-la financeiramente pela página do GoFundMe. E caso você queira produzir as suas próprias máscaras nestes moldes, Ashley disse que criou um tutorial de como fazer o equipamento e está liberando a quem pedir.