Jack Sweeney ganhou as manchetes no início deste ano, quando veio a público com as DMs (mensagens diretas) que recebeu de Elon Musk no Twitter. A essa altura, Sweeney já rastreava o jato particular de Musk há vários meses, publicando informações de voo sob o nome @ElonJet. Embora a operação de Sweeney não fosse ilegal (ainda não é), Musk discordou, dizendo que era um perigo para sua segurança pessoal que estranhos soubessem onde ele estava em tempo real.

Resumindo, Musk pediu que Sweeney fechasse a página ou, no mínimo, postasse a mesma informação com um atraso de algumas horas, para que ele ficasse seguro. Se ele estivesse disposto a fechar a página, Musk teria pago a Sweeney US$ 5.000, uma quantia que o estudante considerou muito pequena.

+ Elon Musk acha que a população entrará em colapso

Em vez disso, ele pediu a Musk que colocasse um Tesla Model S ou, melhor ainda, adicionasse outro zero ao valor para que ele pudesse pagar sua dívida estudantil. Depois de meses de trocas ocasionais, Musk disse a Sweeney que não parecia certo “pagar para encerrar isso”, mas não antes de escolher o cérebro do aluno sobre o que ele podia para não ter os dados de seu jato em plataformas publicamente disponíveis.

Sweeney ainda espera que Musk apareça, e ele está disposto a fechar a página do Twitter gratuitamente – no sentido de que ele não está mais pedindo dinheiro. Em vez disso, ele gostaria de embarcar no jato, um Gulfstream G650 2015, apenas uma vez, para que ele e Musk possam conversar. Será gravado, é claro. Sweeney pode ser jovem, mas claramente tem idade suficiente para saber que uma entrevista individual com Musk é onde está o dinheiro real.

“Se ele me deixasse voar com ele em seu jato, gravar e falar sobre isso – e talvez nem me pagasse os US$ 50.000 [pedidos anteriormente] – eu tiraria”, disse Sweeney ao jornal inglês Daily Star . “Isso ainda está em discussão.”