Um estudante espanhol trocou as aulas de biologia pelas de empreendedorismo e acaba de receber um financiamento de 1,5 milhão de euro (quase R$ 10 milhões) produzindo composto para plantas através das minhocas.

Em 2014, aos 26 anos, Enrique Cat conheceu o especialista em minhocas Guillermo Herrero e, juntos, eles fundaram a Nostoc Biotech. Seis anos depois e após uma rodada de financiamento do Fundo Social Bolsa, acabam de inaugurar em Cáceres a maior fábrica de vermicultura da Europa.

+ Apesar de avanço, investimento em programa para sinalização de rodovias caiu
+ BNDES volta a bloquear pedidos de financiamento para Moderfrota

Apesar do processo ser conhecido a mais de 2 mil anos, até agora não existia nenhuma empresa oferecia um produto estabilizado, com os devidos controles de qualidade e a um preço razoável de mercado. Para isso, os dois sócios colocaram em cima da mesa o que faziam de melhor: um, sua visão de negócio e seus conhecimentos de biologia; outro, mais de 15 anos de experiência em projetos de fundição de sem-fim sólido industrial.

Segundo os empresários, a produção aumenta em média 16% nas lavouras de hortifrutigranjeiros que utilizam nossos produtos. A Espanha é o maior produtor europeu de frutas e vegetais orgânicos. Seu objetivo agora é encontrar distribuidores para expandir sua base de clientes. “Os distribuidores percebem que seu cliente final está exigindo cada vez mais produtos orgânicos.”