Giro

Estresse deixa você grisalho, mas também os reverte, diz um estudo

Crédito: Reprodução/Pexels

A mitocôndria, que conhecemos como o gerador elétrico de uma célula, também possui receptores que são sensíveis a sinais psicológicos, como o estresse. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Durante anos, estudou-se a influência do estresse na pigmentação e no crescimento dos cabelos grisalhos. Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, encontrou evidências suficientes para provar que o estresse causa cabelos despigmentação e também os reverte.

“Assim como os anéis no tronco de uma árvore contêm informações de seu passado, nosso cabelo contém informações de nossa história biológica”, disse Martin Picard, médico e professor de psiquiatria da Universidade de Columbia.

É por isso que os cientistas se dedicam a estudar os efeitos de fatores externos no cabelo. Os pesquisadores documentaram os efeitos do estresse em 14 voluntários, dos quais mantiveram registros semanais de como se sentiam. Eles imediatamente notaram que alguns fios de cabelo grisalhos ou fios despigmentados naturalmente voltaram à sua cor original. “Houve um dos participantes que saiu de férias e 5 fios de cabelo de sua cabeça voltaram a ficar pretos durante esse período”, disse Picard.

Segundo sua pesquisa, isso se deve à influência das mitocôndrias e dos níveis de proteína no cabelo. A mitocôndria, que conhecemos como o gerador elétrico de uma célula, também possui receptores que são sensíveis a sinais psicológicos, como o estresse.



Se eu for a um spa, poderei recuperar minha cor?

Os resultados não são tão simples. Picard diz que existe um ponto de ruptura no envelhecimento do cabelo e, quando isso passa, não há como voltar atrás. Mas controlar o estresse pode atrasá-lo ou repigmentar o cabelo que ainda está no limite.

“Não acreditamos que reduzir o estresse em uma mulher de 70 anos que tem cabelos grisalhos por anos irá escurecer seus cabelos; ou estressar uma menina de 10 anos será o suficiente para superar o limite dos grisalhos”, explicou Picard.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km