Antes mesmo da descoberta de Veneza no século V, assentamentos romanos já estavam presentes na Lagoa de Veneza. É o que descobriram pesquisadores do Instituto de Ciências Marinhas da Itália, de acordo com o portal CNET.

Foram encontrados vestígios de 12 estruturas arqueológicas no Canal Treporti, que fica dentro da lagoa, com 2,7 metros de altura e 52,7 metros de comprimento. De acordo com o estudo, a maior dessas estruturas pode provavelmente ter sido um porto.

+ Dubai gasta US$ 1,5 milhão para criar chuvas artificiais com drones

+ SP e oito Estados mais que dobram registro de armas de fogo para civis

Já se sabe que a área ocupada pela Lagoa de Veneza era acessível por terra e está submersa atualmente. A dúvida é em relação à extensão da ocupação humana naquela área.

As descobertas só foram possíveis devido a pesquisas anteriores que revelaram pedras semelhantes às utilizadas por construções do império romano. Isso fez especialistas acreditarem que as pedras teriam sido alinhadas para definir o trajeto de uma estrada que estaria acima do nível do mar. Os indícios levam os arqueólogos a concluírem que havia um assentamento permanente localizado no Canal de Treporti.