E ainda há quem defenda coisas estatais (não essenciais) no Brasil. Para total surpresa de absolutamente ninguém, um provável esquema de desvio de dinheiro envolve outro organismo público. Desta vez, trata-se da estratégica (só-que-não) Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Na quarta-feira (6), a companhia — que está sob o comando do Centrão (colocar emoji de surpresa) — encerrou contratos de origem parlamentar que superam R$ 230 milhões com a empreiteira Engefort. Segundo a Folha de S.Paulo, que divulgou as primeiras acusações em abril, de 99 licitações de pavimentação da Codevasf em 2021, a Engefort, que tem sede no interior do Maranhão e já fez mais de R$ 1 bilhão em contratos, venceu mais da metade: 53. Os valores superavam em até 87% os praticados por outras empreiteiras em estados vizinhos. A estatal, que tem 1.785 seres humanos em sua folha de pagamentos (dados de agosto de 2021 no site oficial), nega que tenha feito qualquer coisa irregular. Não se pode, no entanto, dizer que a desprezível Codevasf tenha deixado de lado seu propósito de existir. Afinal, a missão da empresa afirma que ela deve “construir caminhos de oportunidades”.

TELECOM
Brasil ganha (de verdade) o 5G

Istock

Começou a operar efetivamente na manhã de quarta-feira (6) em Brasília a tecnologia 5G. Nas redes sociais, usuários, na maioria das vezes, relatavam o ganho de performance. Com o 5G, não apenas a velocidade da transmissão aumenta (arquivos são baixados em muito menos tempo, por exemplo), como há redução de latência (o espaço de tempo entre um comando e sua execução). As próximas cidades a receber a tecnologia serão São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, ainda sem data definida. A partir daí o cronograma vai contemplar todas as demais capitais estaduais para seguir até outras cidades.

Andreas Solaro

“Deus sempre perdoa. nós homens, às vezes perdoamos. A natureza nunca perdoa” Papa Francisco.

INTERNACIONAL
Reino Unido abre investigação contra a Amazon

Na quarta-feira (6), a autoridade antitruste do Reino Unido informou que investiga as operações da americana Amazon no país. A suspeita é se a gigante do comércio eletrônico prejudica a concorrência ao se atribuir vantagens indevidas com a utilização de dados de parceiros. As investigações se concentrarão em três pontos: a) como a companhia coleta e usa esses dados de vendedores terceiros e se isso dá à própria Big Tech vantagem quando se trata das decisões com seus próprios negócios; b) em relação à chamada Buy Box, área que oferece opção de um clique para “comprar agora” ou “adicionar ao carrinho” — as autoridades inglesas querem saber como a Amazon define os critérios para que os fornecedores sejam escolhidos; c) por fim, será analisada como a empresa define os critérios de elegibilidade para vender sob o rótulo Prime, programa que oferece entrega rápida e acesso a outros produtos.

INTERNACIONAL
Alemanha tem déficit na balança comercial

Divulgação

Numa performance surpreendente, a balança comercial da Alemanha registrou resultado negativo em maio, o que não acontecia havia 14 anos. As importações de bens & serviços somaram 126,7 bilhões de euros, 1 bilhão de euros acima das exportações. Apesar da pequena diferença, a conta negativa não estava prevista. Os especialistas agora se perguntam se o resultado é pontual, em função das sanções surgidas após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que tiveram como efeito colateral o aumento do preço do gás enviado pelos russos aos alemães, ou pode ser algo mais duradouro.

IGREJA
Morre dom Claudio Hummes

Yasuyoshi Chiba

Arcebispo emérito de São Paulo, o gaúcho dom Claudio Hummes morreu na segunda-feira (4). O cardeal foi sepultado na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. Seu nome está entre os mais influentes da Igreja Católica e foi decisivo em temas como a causa operária, a questão prisional e o nó indígena. Foi provavelmente o brasileiro mais perto de se tornar Papa. Tinha 87 anos e foi vítima de câncer. Era franciscano. O Papa Francisco I, por exemplo, é jesuíta. A grosso modo, os primeiros se dedicam aos pobres. Os jesuítas, por sua vez, sempre foram mais vinculados à formação e, de certa forma, às elites. O religioso argentino que hoje comanda a Igreja Católica dizia que era amigo de dom Claudio e escolheu seu nome por causa do colega. “Não se esqueça dos pobres”, teria dito o brasileiro a Jorge Bergoglio quando este foi eleito Papa. “Aquilo entrou em minha cabeça e pensei em Francisco de Assis”, afirmou. Dom Claudio foi bispo de Santo André, no ABC Paulista, entre as décadas de 1970 e 1990, quando abriu as igrejas para que metalúrgicos liderados pelo então desconhecido Lula organizassem assembleias e escapassem da violência policial. Foi ainda arcebispo de Fortaleza e São Paulo, ocupou o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, entre 2006 e 2011, quando atuou muito próximo do Papa Bento 16 em Roma, além de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia. Um brasileiro de primeiríssima linha.