Giro

Estas marcas brasileiras fazem sucesso lá fora e você não conhece

Crédito: Reprodução/Divulgação

As empresas brasileiras mais internacionais são, basicamente, as que fabricam produtos para outras empresas, também conhecidas como "b2b" (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Para uma empresa brasileira, firmar os pés fora do país e ser reconhecida em um mercado estrangeiro é um grande feito. Algumas companhias bastante conhecidas já consolidaram sua presença e sua marca no exterior – como Havaianas. Existem outros casos, porém, de nomes menos familiares que se destacam com seus modelos de internacionalização. É o que acontece com as empresas mais internacionalizadas.

As empresas brasileiras mais internacionais são, basicamente, as que fabricam produtos para outras empresas, também conhecidas como “b2b” (“business to business”, em inglês).



+ QuintoAndar compra multinacional de classificados de imóveis na América Latina

1. Fitesa
A Fitesa é uma empresa relativamente desconhecida do público em geral, mas que se destaca pela sua internacionalização amadurecida, com 11 fábricas distribuídas em oito países. A companhia é especializada na fabricação de não tecidos para aplicação no setor de saúde, como descartáveis de hospital, além de produtos para a indústria, agricultura e outros mercados.

2. Artecola
A Artecola Química é referência em adesivos e laminados especiais para aplicações nos mais diversos setores da indústria, como calçadista, moveleiro, papel e embalagem, automotivo e construção civil. Com sua rede internacional, atua em 18 países da América Latina.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


3. Metalfrio
Referência em refrigeração comercial, a Metalfrio opera com cinco fábricas: na Turquia, na Rússia, no México e duas no Brasil. Além disso, conta com escritórios e lojas em vários países, como Argentina, Indonésia, Nigéria, Estados Unidos e Polônia.

4. CZM
A CZM produz equipamento de perfuração e cravação de estaca e é líder do setor no mercado brasileiro. Além disso, ela também exporta máquinas para diversos países do mundo.


5. Stefanini
Com sede em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a Stefanini é uma multinacional prestadora de serviço, software e consultoria de informática. Considerada uma das principais empresas de TI do mundo, ela conta com subsidiárias em 37 países, incluindo Estados Unidos, Chile, Portugal, Malásia, Itália, Índia e Inglaterra.

Outras quatro marcas que são sucesso fora do país: Natura (26ª), Havaianas (que pertence à Alpargatas, 35ª), Chilli Beans (36ª) e Localiza (que não aparece entre as 50 primeiras do ranking geral, mas é a 1ª colocada no índice de franquias).