o longo de seus 145 anos de história, a marca britânica Liberty se tornou sinônimo de estampas. Já produziu mais de 55 mil padrões diferentes, principalmente florais, mas também geométricos, paisagens e ilustrações. Fornece tecidos e estampas exclusivas para dezenas de marcas, de grifes de luxo como Gucci, Yves Saint Laurent e Manolo Blahnik a fabricantes esportivas, como Vans e Nike. Além de uma loja própria em Londres, a Liberty tem uma fábrica na Itália, de onde são enviados seus tecidos para o mundo. Mas, agora, pela primeira vez, terá um parceiro para distribuir seus produtos na América Latina: a brasileira Pettenati.

Embora mais jovem, a empresa também tem algumas décadas de história. Fundada em 1964, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a tecelagem se especializou na produção de tecidos flexíveis, a chamada malharia circular. Hoje, mantém uma unidade de produção moderna, que chamou a atenção da Liberty. “Nós fomos procurados pela empresa, que queria desenvolver uma parceria. Nós nos interessamos pelo portfólio completo, incluindo os tecidos planos”, afirmou Ricardo Pettenati, presidente da empresa. Os tecidos planos são menos maleáveis, mas podem ser usados em peças mais sofisticadas.

As negociações começaram em 2019, com visitas tanto à fábrica da Pettenati quanto ao centro de produção da Liberty, na Itália, e ao estúdio da estamparia, em Londres. A estratégia original era lançar a coleção de verão de 2021 simultaneamente no Brasil e no resto do mundo, mas a pandemia mudou os planos. Agora, as 45 estampas da coleção Liberty Fabrics made by Pettenati chegarão ao mercado no verão de 2022. A fabricação e a distribuição para a América Latina será feita pela Pettenati. Inicialmente, além da nova coleção, a tecelagem incluiu algumas estampas clássicas no portfólio disponível para os clientes. E tem acesso à vasta biblioteca histórica.

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“Está emergindo um espírito pós-pandemia que vai buscar cor, harmonia e beleza. E as estampas da Liberty serão muito procuradas” Ricardo Pettenati presidente da Pettenati.

NOVAS FRONTEIRAS A parceria abre novas possibilidades tanto de novos clientes quanto de acesso a outros mercados. “Atendemos principalmente Argentina e Paraguai, além de Uruguai e Chile”, disse Pettenati. “Com a Liberty, queremos acessar os mercados de Colômbia e Peru, que têm uma moda vibrante.”

Além da fábrica em Caxias do Sul, a Pettenati tem um segundo centro de produção em El Salvador, na América Central. É lá que eles fabricam roupas esportivas para marcas como The North Face, Patagonia, Nike e Under Armour, entre outras, e enviam os produtos para Estados Unidos e Canadá. Por enquanto, essa fábrica não foi contemplada pelo acordo com a Liberty. Pettenati, no entanto, acredita que ela pode oferecer vantagens estratégicas. “As vendas da Liberty para os EUA, em vez de saírem da Itália, podem passar pela nossa fábrica. Mas isso em um segundo momento, quando estivermos com toda a experiência”, afirmou.