O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (19) os planos para sua primeira missão especial a lua desde a célebre missão Apolo, que entre tantos feitos, foi responsável por colocar os primeiros homens no satélite natural da terra. Porém a primeira espaçonave em quase 50 anos a pousar na lua não será controlada diretamente por humanos, mas sim por um robô feito especialmente para a tarefa.

O plano é colocar a espaçonave em órbita em até dois anos partindo do Cabo Canaveral, na Flórida, e faz parte de um plano de US$ 2,6 bilhões do governo americano de criar pequenos veículos e tecnologias necessárias para realizar 20 missões de exploração da superfície lunar em uma década, segundo a Reuters.

O desenvolvimento e realização da missão será feito entre a Astrobotic e a Vulcan, joint-venture entre Boeing e Lockheed Martin. O cronograma e etapas do plano ainda não foram divulgados, mas se espera que a primeira missão leve equipamentos e tecnologias para as próximas missões na lua feitas pela NASA, que tem no ano de 2024 a expectativa de levar homens de volta ao local segundo planejamento de Trump

Segundo a Astrobotics, eles receberam da NASA US$ 79,5 milhões para a primeira missão, que levara 28 cargas de 8 países diferentes para a lua.