Tecnologia

Está usando o Pix para paquerar? Veja os cuidados necessários com os seus dados

Crédito: Pixabay

Como o sistema permite enviar uma mensagem de texto com a justificativa da transação, as pessoas estão usando o espaço para mandar aquela indireta para o “crush” (Crédito: Pixabay)

O Pix, novo serviço de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, foi lançado para facilitar as transações bancárias dos brasileiros. Mas, os internautas encontraram mais uma função para o sistema: paquerar.

Como o sistema permite enviar uma mensagem de texto com a justificativa da transação, as pessoas estão usando o espaço para mandar aquela indireta para o “crush”. No entanto, a prática, que viralizou nas redes sociais, pode ser perigosa se o usuário não proteger os seus dados.

+ Startup fabricante de corações artificiais iniciará vendas na Europa

O especialista em Direito do Consumidor Digital e Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor, Marco Antonio Araújo Júnior, alerta que a lei digital brasileira não prevê o uso do sistema com essa finalidade.



“O Banco Central já havia deixado claro que o Pix não é uma rede social, então os usuários precisam ficar atentos para usarem a ferramenta de maneira responsável. Caso não queira saber de possíveis envios, o usuário pode configurar o aplicativo do banco para não receber notificações de pagamento e não ficar sabendo das quantias enviadas”, explica.

O advogado também avisa que os usuários podem expor seus dados ao usar a ferramenta como app de relacionamentos. “O Pix, dentro da Lei Geral de Proteção de Dados, precisa cuidar do sigilo e da privacidade dos dados dos usuários, mas se a pessoa ceder alguma informação voluntariamente utilizando a ferramenta de forma incorreta, o serviço não pode se responsabilizar”, finaliza Araújo.

Confira a tabela do PixTinder:

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km