Uma empresa austríaca criou calçados para auxiliar deficientes visuais. Com sensores ultrassônicos, o sapato detecta obstáculos no caminho do usuário e o avisa em tempo hábil.

Os calçados, que já estão à venda, possuem sensores que detectam objetos em um raio de até quatro metros. Conforme a pessoa se aproxima, ele emite um alarme sonoro e uma vibração que alerta para a presença de um objeto.

+ Obesidade aumenta o risco de até 10 tipos diferentes de câncer, segundo estudo

Isso dá à pessoa tempo suficiente para mudar de curso e evitar tropeçar. A empresa está trabalhando em um próximo modelo ainda mais avançado, que vai distinguir que tipo de obstáculo é e vai informar o usuário.

“Não só o aviso de que estou diante de um obstáculo é relevante, mas também a informação sobre o tipo de obstáculo que estou enfrentando. Porque existe uma grande diferença se é uma parede, um carro ou uma escada ”, explica Markus Raffer, um dos fundadores da Tec-Innovation, que sofre de deficiência visual parcial.

O sensor operado por bateria dura até uma semana e recarrega em três horas. Ele é instalado na ponta do sapato e tem uma capa à prova d’água e à prova de poeira.

“Você pode fazer ajustes em tempo real com o botão na parte de trás do aparelho. O alcance pode ser ajustado em até quatro metros, pressionando brevemente o botão”, explica o site Tec-Innovation. “Você pode ativar o modo inteligente que pausa automaticamente o sistema, por exemplo, quando você está sentado, e também pode usar o InnoMake como um scanner para obter informações sobre os arredores movendo o pé.”

Pensando no futuro, também estão trabalhando na possibilidade de criar um mapa de navegação adaptado às necessidades dos cegos, para que possam orientá-los em tempo real por onde estiverem caminhando.