Giro

Esquema de segurança máxima em Madri para cúpula da Otan

Crédito: AFP

Operação de segurança desta cúpula é a maior da história recente da Espanha, segundo governo (Crédito: AFP)



Madri vive nesta terça-feira (28) sob um forte esquema de segurança, composto por forças armadas e policiais, para proteger os mais de 40 chefes de Estado e de Governo e os 5.000 participantes da cúpula da Otan. Chamada de “Eirene”, em homenagem à deusa grega da paz, a operação de segurança desta cúpula é a “maior da história recente da Espanha”, segundo o governo.

Kremlin diz que Otan é “bloco agressivo”

Medvedev diz que qualquer incursão da Otan na Crimeia pode levar à Terceira Guerra Mundial

Otan vai aumentar número de tropas em alerta máximo para mais de 300 mil, diz secretário-geral




No total, 10.000 militares garantirão a segurança da cúpula, incluindo 6.500 policiais nacionais, 2.400 guardas civis e segurança privada e polícia local. Haverá também agentes de segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte e dos países presentes na cúpula.

“Durante dois dias, Madri, na Espanha, será o centro do mundo. O centro do mundo, devido ao número de chefes de Estado e de Governo que se reunirão aqui”, disse o chanceler espanhol, José Manuel Albares.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o francês Emmanuel Macron, os primeiros-ministros do Reino Unido, Boris Johnson, e da Alemanha, Olaf Scholz, são alguns dos mais de 40 chefes de Estado e de Governo presentes, incluindo os 30 aliados da Otan, e os de uma dezena de países convidados, como Suécia e Finlândia, candidatas ao bloco, ou os da Austrália e Japão.


Além da polícia e militares patrulhando as ruas da capital, a cavalo ou a pé, a cúpula mobiliza dezenas de helicópteros, que sobrevoam o céu de Madri desde segunda-feira.

De acordo com a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, aeronaves de combate e artilharia antiaérea também foram colocadas em alerta para proteger o espaço aéreo espanhol, e há um dispositivo policial antidrones.

E devido a um risco de ataque cibernético, considerado elevado pelas autoridades, foi também reforçada a vigilância das redes informáticas e das infraestruturas de telecomunicações.

No centro de Madri, onde a maioria dos hotéis estão cheios, várias estradas ficarão fechadas ao trânsito, como o Paseo de la Castellana, a emblemática avenida que atravessa a capital de norte a sul.

As rodovias que passam perto do Ifema, onde ocorre a cúpula, e o aeroporto militar Torrejón de Ardoz, onde os aviões dos presidentes aterrissam (e decolam), serão fechados em determinados horários.

Para evitar o caos nesta cidade de 3 milhões de habitantes, as autoridades convidaram a população de Madri a trabalhar em casa.

O famoso Museu do Prado, que receberá na quarta-feira um jantar para todos os dignitários, da Aliança e convidados, ficará fechado ao público durante dois dias.

Turistas e cidadãos comuns também não poderão tomar uma cerveja nas esplanadas da Plaza Mayor, grande ponto de encontro no coração da capital, pois o local será utilizado como estacionamento para carros oficiais a partir desta terça-feira.






Tópicos

10 mil militares operação segurança cúpula Otan 30 aliados da Otan presentes 40 chefes de Estado e de Governo presentes 5.000 participantes da cúpula da Otan alto risco de ataque cibernético alto risco de ataque cibernético para autoridades Baixas ucranianas boris johnson Como funciona a Otan cúpula da Otan cúpula da Otan em Madri cúpula da Otan segurança máxima cúpula Otan em Madri cúpula Otan Espanha segurança cúpula Otan Madri cúpula Otan Madri Espanha cúpula Otan máxima segurança Madri cúpula Otan na Espanha cúpula Otan operação segurança Madri cúpula Otan reunião na Espanh cúpula Otan segurança de líderes cúpula Otan segurança excepcional cúpula Otan segurança membros Diferença entre OTAN é ONU diplomacia Eirene nome da operação segurança Otan Eirene operação segurança cúpula Otan Emmanuel Macron encontro Otan Espanha será o centro do mundo por dois dias Finlândia na Otan Importância da Otan joe biden líderes Alemanha França Reino Unido EUA líderes de mais de 40 países líderes de Suécia e Finlândia irão a evento Madri operação de segurança cúpula da Otan maior operação segurança da história recente da Espanha maior operação segurança história recente da Espanha O que é a Otan e qual seu objetivo? O que significa Otan é qual seu objetivo Olaf Scholz operação de segurança operação Eirene operação segurança cúpula daOtan operação segurança Otan Eirene Organização do Tratado do Atlântico Norte Otan Otan encontro Madri Otan membros Otan Ucrânia Países da NATO Países da NATO mapa Países da Otan 2022 quais são os países da Otan? Qual função da Otan? Quantos membros tem a Otan? Quem vai ajudar a Ucrânia relações internacionais reunião chefes de Estado risco de ataque cibernético risco de ataque cibernético autoridades segurança cúpula Otan Madri segurança máxima para cúpula da Otan segurança Otan Espanha Suécia e Finlândia na Otan Suécia Finlândia Tchetchenos na Ucrânia Ucrânia entra para Otan uma dezena de países convidados vigilância das redes informáticas e das infraestruturas de telecomunicações