Ciência

Espírito Santo investiga casos de Covid-19 no Estado no fim de 2019

Crédito: Pexels

O estudo detectou a presença de anticorpos IgG específicos contra o novo coronavírus em amostras de sangue de dezembro de 2019 (Crédito: Pexels)

O primeiro caso de covid-19 no Brasil pode ter ocorrido antes mesmo do primeiro alerta sobre os casos detectados em Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019. É o que mostra estudo realizado pelo Lacen/ES (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo) coordenado pela Sesa (Secretaria de Saúde do Estado).

De acordo com o Olhar Digital, o estudo detectou a presença de anticorpos IgG específicos contra o novo coronavírus em amostras de sangue de dezembro de 2019.

+ Brasil registra aumento de 11% em mortes por covid-19 em uma semana

O primeiro caso de covid no Estado foi diagnosticado no dia 26 de fevereiro de 2020, mas agora o levantamento mostra que a contaminação pode ter acontecido bem antes.

A ocorrência de 2019 envolvia, segundo o Olhar Digital, uma moradora que havia retornado de uma viagem à Itália. Só que o período inicial da pandemia coincidiu com uma epidemia de dengue e chikungunya no Estado e os sintomas são semelhantes aos da covid.

Com isso, o Estado resolveu iniciar, em junho de 2020, uma investigação sobre a presença do novo coronavírus na região. A intenção era verificar se casos de covid tinham sido confundidos com dengue ou chikungunya.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel