Ajudar a construir e a manter uma creche no interior do Quênia. Essa foi a forma que a empresária brasileira Corinna Sagesser, ex-diretora de marketing da Mitsubish, encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de mulheres que vivem em uma comunidade vizinha ao exclusivíssimo Segera Retreat. O local é um oásis de luxo criado pelo alemão Jochen Zeitz, ex-CEO da Puma e atual presidente da Harley-Davidson. Em 2018, Corinna organizou, em São Paulo, a exposição Mulheres da África, com fotos de Tuca Reinés, cuja renda foi revertida para o trabalho social que ela patrocina no Quênia. A iniciativa se alinha a um questionamento de quem viaja para resorts de alto padrão instalados no entorno de comunidades pobres: o que é possível fazer para que os moradores locais se beneficiem da receita gerada pelos viajantes?

Divulgação

“Os destinos que escolhemos mantêm projetos de sustentabilidade ou ações sociais” Corinna Sagesser publisher da Unquiet.

Uma das respostas a essa inquietação é a recém-criada plataforma Unquiet, que combina uma revista de periodicidade trimestral, um site e ações em redes sociais. O conteúdo é voltado para o turismo sustentável. A primeira edição circula no final deste mês, com reportagens e fotos produzidas por um time de especialistas em viagens — o jornalista Zeca Camargo é um deles. A missão é encorajar o leitor a conhecer lugares exclusivos como o próprio Quênia, o Butão ou recantos ainda intocados da Amazônia, paisagem que ilustra a capa. “Os destinos que escolhemos mantêm projetos de sustentabilidade ou ações sociais”, afirmou Corinna. “Além disso, firmamos parcerias para oferecer benefícios Unquiet, que podem ser desde uma diária extra até uma cerimônia de bênção com um lama”. Para quem quer viajar não apenas pelo planeta, mas também em prol dele.

BUTÃO A cerimônia de bênção com um lama é um dos benefícios Unquiet (Crédito:Divulgação)