A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 24, resolução com novas especificações de combustíveis, mais exigentes quanto à poluição do ar. A principal mudança foi a redução do teor de enxofre da gasolina E22 dos atuais 50 mg/kg para 10 mg/kg.

A minuta de resolução passou por consulta pública de 45 dias, seguida de audiência pública. As sugestões recebidas foram avaliadas e o texto consolidado passou por análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP.

+Petróleo fecha em leve alta, de olho nos dados de estoques e na demanda

As medidas fazem parte de programas criados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que instituem metas progressivas de melhoria da qualidade do ar, negociadas entre órgãos ambientais, produtores de combustíveis e indústria automobilística e de máquinas. Em cada etapa dos programas, são estabelecidos limites máximos de emissões veiculares a serem cumpridos na homologação dos veículos automotores novos.

Segundo a ANP, em sua maioria, as mudanças se referem “a ampliações em limites de parâmetros, de modo a facilitar o seu atendimento pelos agentes econômicos envolvidos, além de flexibilizar algumas regras vigentes, sem, contudo, comprometer a qualidade dos produtos para a finalidade a que se propõem”, como afirma em comunicado.