Economia

Especialistas dão dicas para começar o ano com contas em dia e o nome limpo

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Trabalhador deve mapear o total de dívidas, fazer um planejamento financeiro e tentar negociar o pagamento com os credores (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O endividamento é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Neste ano, essa situação foi agravada com a pandemia da covid-19, que deixou cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas.

Começar o novo ano com as contas em dia e nome limpo é o sonho de muitos trabalhadores. Especialistas dão dicas de como alcançar este objetivo.

Até novembro, segundo a Serasa, cerca de 64 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo.

+ Pressionado pelo dólar, endividamento de empresas atinge pico de 60,5% do PIB
+ Caixa: renegociação de dívidas com desconto de até 90% acaba dia 31

“Com o nome sujo, o consumidor passa a ter restrições para obter novos financiamentos, sem contar que transações como fechar um contrato de aluguel, telefonia celular ou qualquer outra que implique em prazo de pagamento pode ser tornar bem mais complicada”, diz Victor Loyola, que é empresário do ramo financeiro, cofundador e coCEO da Consiga+.

Especialista em finanças pessoais e empresariais, Enzo Ribeiro afirma que o primeiro passo para começar o ano com o nome limpo é analisar e conhecer a real dimensão das suas dívidas, fazer uma lista com cada uma delas, com multas e juros, incluindo as possíveis contas de consumo, que podem ter sido esquecidas.

“Com tudo isso em mãos, procure saber quem são os credores e faça um planejamento, para quitar todas elas. Seja à vista ou parcelado, veja o que consegue negociar”, ensina.

O especialista também aconselha que você faça um planejamento mensal das suas contas, pois precisará de dinheiro sobrando, para conseguir pagar os acordos realizados.

“Caso você ainda tenha alguma linha de crédito, é bem válido tentar um único empréstimo, para quitar as dívidas antigas. Para este propósito, esta nova dívida deve ter juros menores do que as dívidas anteriores”, diz Ribeiro ao enfatizar que é importante fazer um planejamento que caiba no seu bolso.

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago