A atual taxa de desemprego no Brasil apresentou queda no último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi para 9,3% no segundo trimestre, encerrado em junho. O número atingido foi o menor para o período desde 2015, quando a taxa do segundo trimestre ficou em 8,4%.

Apesar dos 10,1 milhões de desempregados, a retração da taxa de desocupação demonstra o avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre. O que aponta para um reaquecimento no mercado de trabalho, que pode representar oportunidade para quem está em busca de recolocação.

Indicador antecedente de emprego cai após três altas

“Percebemos um crescimento de vagas, vendo que as taxas de desemprego caíram mês a mês. Em algumas áreas, já existe uma baixa competitividade, porque muitas pessoas já foram contratadas neste ano, e as empresas agora sentem dificuldade para encontrar bons profissionais”, afirma Alisson Souza, CEO da Abler, startup que auxilia empresas na gestão de processos seletivos.

O especialista ainda comenta quais são as áreas com mais oportunidades, e cita tecnologia e comércio como as principais. “Ainda falta muita mão de obra qualificada para tecnologia. A área comercial também é uma que está faltando pessoas, porque os profissionais estão parando de trabalhar com vendas, ou migrando para outros setores”, comenta Souza.

Além disso, ele ressalta que o varejo, seja físico ou online, deve contratar mais neste segundo semestre por conta das datas sazonais que estão por vir, como Dia das Crianças e Natal.

Já Virgilio Marques Dos Santos, sócio-fundador da FM2S, empresa de educação e consultoria profissional, aponta outros campos ocupacionais como aquecidos no mercado. “Áreas ligadas à excelência operacional, que implicam em ‘fazer mais com menos’, análise de dados, logística, por conta do crescimento do e-commerce e qualidade para indústria 4.0 – que começa a acelerar seu crescimento agora – são boas apostas”.

Como se recolocar no mercado de trabalho

Para aumentar as chances de recolocação, os executivos elencaram boas práticas que podem ser aplicadas antes e durante o processo seletivo. 

  • Defina o objetivo da recolocação

Ter em mente o objetivo profissional é primordial na busca por recolocação, aponta Santos. Ele elenca três principais motivadores que devem estar bem definidos pelo candidato ao procurar novas oportunidades: salário, área de atuação e vaga.

  • Esteja preparado para o mercado

Uma vez escolhida a vaga, o sócio-fundador da FM2S, fala em listar os requisitos solicitados pela empresa, como conhecimentos, habilidades e experiência. “Identifique as lacunas que existem no seu currículo em relação à vaga e, de acordo com elas, escolha um Plano de Formação que as preencha”, aconselha. “Busque as escolas que ofereçam as capacitações necessárias para estar apto à vaga e realize as certificações”, encoraja.

No entanto, investir em estudos relacionados ao objetivo profissional nem sempre é possível. Nesse caso, o ideal é focar em apresentar um currículo atraente e aumentar o contato com as empresas que deseja trabalhar. 

  • Elabore um bom currículo

O currículo hoje pode ser em formato PDF, Word, ou o próprio perfil do LinkedIn, que é a principal plataforma para quem está procurando emprego. Ter um currículo bem escrito, com todas as informações detalhadas e atualizadas, onde as experiências anteriores são descritas pode ajudar.

“Conte o que você fazia naquela empresa e quais resultados entregou na ocupação anterior. Também vale deixar claro o que está buscando em uma nova oportunidade. Se está fazendo uma transição de carreira, se quer continuar na área e que tipo de entregas quer fazer”, recomenda Souza.

  • Faça networking

É importante estar conectado com o máximo de pessoas da área de atuação, porque é através delas que pode surgir uma informação sobre seleção ou até mesmo indicação. Seja pelo LinkedIn, ou outra rede que inclua colegas de trabalho, é necessário estar conectado.

“Networking é algo que precisa ser feito todos os dias, não só ao vivo e com os amigos e pessoas próximas, mas também com recrutadores, gerentes e líderes de empresas para que você se mostre disponível ao mercado”, aponta Alisson Souza. Nesse caso, as redes sociais ajudam bastante na aproximação.

  • Esteja atualizado no LinkedIn

Revisar o perfil no LinkedIn e atualizá-lo a cada nova experiência é outro ponto que deve ser considerado, segundo o executivo da FM2S. Além de ser ativo na rede e fazer as conexões com empresas e pessoas de sua área de atuação, Santos indica solicitar recomendações de outros profissionais, que atestem suas características fundamentais para a vaga que quer se candidatar.

  • Prepare-se para a entrevista

“A partir do momento que você vai se aplicar a um processo seletivo, estude muito bem a empresa”, aconselha Souza. Saber o posicionamento da empresa no mercado, o que ela oferece, qual perfil das pessoas que trabalham por lá são algumas das informações que o candidato pode conseguir através de pesquisa no LinkedIn ou no site corporativo da companhia. 

“Se prepare muito bem para caso você seja chamado para uma entrevista, já saiba responder algumas perguntas e que tenha clareza de, ao considerar todas as informações sobre a empresa, responder o que você, com o seu perfil, com o seu currículo, pode agregar para aquela companhia?”.