Giro

Especialistas da ONU pedem aceleração do fechamento de Guantánamo

Especialistas da ONU pedem aceleração do fechamento de Guantánamo

A entrada principal da prisão de Guantánamo, em Cuba - AFP/Arquivos

Especialistas das Nações Unidas parabenizaram nesta terça-feira (23) a meta do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de fechar Guantánamo e pediram a Washington que punisse os crimes cometidos na icônica prisão.

O novo inquilino da Casa Branca disse em meados de fevereiro que antes do final de seu mandato deseja fechar Guantánamo, a prisão militar localizada na ilha de Cuba e que foi criada após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Dois grupos da ONU, especializados em desaparecimentos e detenções arbitrárias, e cinco especialistas independentes em direitos humanos comemoraram o anúncio, mas pediram ao governo que também trate das violações de direitos sofridas pelos 40 detidos, que incluem tortura.

“No 20º aniversário de 11 de setembro de 2001, pedimos transparência, compreensão e responsabilidade pelo funcionamento e legado da prisão”, afirmam os especialistas, que colaboram com a ONU, mas não falam em nome da organização.



Eles também lembram que muitos dos detidos envelheceram atrás das grades e estão com a saúde debilitada depois de anos de prisão em condições adversas e de terem sofrido “torturas físicas e mentais”.

“Insistimos na necessidade de rejeitar as políticas e práticas que levaram à criação da prisão”, afirmam os especialistas, “com o objetivo de prevenir a repetição dessas práticas que violam o direito internacional”.

Além disso, defendem a importância de que os desaparecidos, torturados e detidos arbitrariamente tenham um julgamento justo e recebam “as indenizações pertinentes”. Pedem também às autoridades americanas que promovam “investigações imparciais e independentes” sobre as violações de direitos em Guantánamo.

“As democracias podem e devem fazer melhor e os Estados Unidos devem deixar para trás este capítulo sombrio de sua história”, acrescentam.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel