Giro

Covid-19: quais sintomas devem ter atenção para descobrir uma trombose

Crédito: Reprodução/Pexels

Quem recebeu a primeira dose de qualquer uma dessas três vacinas deve estar atento a quatro sintomas: dor de cabeça, confusão, vômito e visão dupla. (Crédito: Reprodução/Pexels)

A especialista Marta Cohen indicou quais são os sinais para descobrir a tempo uma trombose venosa central. A trombose é uma das possíveis (mas bastante raras) consequências da aplicação da AstraZeneca, Johnson & Johnson e Sputnik V.

A especialista alertou que quem recebeu a primeira dose de qualquer uma dessas três vacinas deve estar atento a quatro sintomas: dor de cabeça, confusão, vômito e visão dupla.

+ Apesar de casos de miocardite, cardiologistas reforçam importância da vacina

“Nesse caso, é aconselhável ir a uma clínica ou a uma emergência para descartar que se trata de uma trombose venosa central , que é uma das causas da fatalidade”, disse ela.



“ Com a mistura das vacinas, a imunidade obtida produz mais efeitos colaterais, como dores de cabeça, sensação de mal-estar, cansaço etc.”, indicou. De acordo com Cohen, “se uma pessoa grávida ou com menos de 30 anos que recebeu a primeira dose da vacina Astrazeneca não teve reação, ela pode receber normalmente a segunda dose. A reação de trombose, que é uma complicação muito rara, ocorre na primeira dose .

“É uma ativação autoimune das plaquetas que, se não ocorreu na primeira dose, até agora não há casos produzidos na segunda dose”, observou Cohen.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago