O ano de 2022 já começou e se uma das suas resoluções foi passar em um concurso público, todo segundo vale. Mas como começar a estudar para aquele processo que muitas vezes nem está com edital aberto? Com planejamento e foco, dá para aproveitar o conteúdo estudado para outro concurso ou sair na frente dos concorrentes para as mais de 200 mil vagas que devem se abrir durante o ano. 

A professora de Planejamento Estratégico de Estudos da Central dos Concursos, Viviane Rocha, dá algumas dicas para atingir a aprovação.

+Concursos têm mais de 239 mil vagas abertas em todo o país

Foque no concurso ideal

A estratégia de muitos concurseiros no Brasil é tentar passar em diferentes concursos para carreiras totalmente distintas, ao invés de entender melhor o cargo que vai se candidatar já que muitas vezes você já possui um conhecimento prévio naquela área. 

“Comece elegendo uma carreira ou carreiras que realmente você queira trabalhar. Leve em conta a atividade cotidiana naquele cargo, o local de trabalho e, é claro, a remuneração”, aconselha Rocha.

Conheça a prova

Outro ponto ideal para quem quer a sua vaga no serviço público é saber o que estudar. Rocha indica que o candidato fique de olhos nos editais para saber quais temas vão cair nas provas e quais os pesos que cada tema deve ter. 

Tenha uma rotina de estudos diária

Depois de encontrar o concurso ideal e entender a prova, é o momento de focar nos estudos. A professora indica que o ideal é montar uma rotina que respeite seus outros compromissos profissionais e pessoais, além de focar também em simulados para realizar as provas dos outros anos. 

 “Você pode iniciar seu estudo pelas disciplinas básicas. Sendo assim, estude a teoria, faça muitos resumos, estabeleça um ritmo de revisões constantes, faça muitos exercícios e provas anteriores”, encerrou.