Ela sobreviveu aos horrores de duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias globais. Agora, a norte-americana Maria Branyas Morera foi nomeada a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records (GWR), após a morte da freira francesa Irmã André no início deste mês, aos 118 anos.

Morera passou os últimos 22 anos em uma casa de repouso na Catalunha, Espanha, mas nasceu há quase 116 anos, a milhares de quilômetros de distância, em San Francisco, nos Estados Unidos.

+ Superhabilidades estarão em exibição para o Dia do Guinness World Records

Seu nascimento em 4 de março de 1907 ocorreu menos de quatro anos depois que os irmãos Wright lançaram o primeiro voo movido a energia e dois anos antes do início da construção do malfadado Titanic.

Apesar de faltar apenas algumas semanas para completar 116 anos, Morera ainda usa o Twitter – com uma ajudinha da filha – para se comunicar com seus milhares de seguidores.

“Sou velha, muito velha, mas não sou idiota”, diz sua biografia no Twitter.

Morera nasceu um ano depois que seus pais emigraram para os Estados Unidos. Oito anos depois, a família voltou, mas a jornada provou ser traiçoeira.

O pai de Morera morreu de tuberculose pulmonar no final da viagem transatlântica, enquanto ela perdeu permanentemente a audição em um ouvido após uma queda, de acordo com GWR.

A família chegou a Barcelona durante a Primeira Guerra Mundial e a vida de Morera também abrangeu a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.

Acredita-se que ela esteja entre as pessoas mais velhas a se recuperar do Covid-19, tendo testado positivo para o vírus em maio de 2020.

Em uma série de tweets em catalão no sábado, Morera, que tem três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, disse estar “surpresa e grata” pelo interesse gerado por seu novo status, mas que os últimos dias foram “ estressante” e ela não daria mais entrevistas.

“Preciso de paz e tranquilidade”, ela twittou. “Moro na Tura Residence há 22 anos e não quero que o dia-a-dia dos residentes ou dos funcionários que cuidam de nós mude.”

Quando a notícia do registro de Morera surgiu pela primeira vez, a Residencia Santa María del Tura emitiu um comunicado ao GWR dizendo: “Para comemorar este evento muito especial, teremos uma pequena celebração a portas fechadas na residência nos próximos dias”.

O título de pessoa mais velha já registrada pertence a Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, sua vida durou 122 anos e 164 dias, de acordo com Guinness.