O governo da Espanha informou neste domingo (20) que pediu a Bruxelas uma resposta “coordenada” sobre os voos com o Reino Unido, depois que vários países da região anunciaram que suspenderão suas conexões aéreas com este país devido a uma nova cepa do coronavírus.

“O objetivo é proteger os direitos dos cidadãos comunitários a partir da coordenação, evitando a unilateralidade”, explicou o governo espanhol em um comunicado.

A Espanha fez o pedido “nesta manhã (domingo) à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e ao presidente do Conselho Charles Michel”, afirmou o comunicado.

Caso não haja uma atuação conjunta, Madri tomará medidas “em defesa dos interesses e direitos dos cidadãos espanhóis”, acrescentou o governo do socialista Pedro Sánchez.

Ao anunciar o reconfinamento de Londres e partes do sudeste da Inglaterra, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson relacionou o aumento de casos de covid-19 nessas áreas com a nova cepa do coronavírus descoberta.

A Alemanha também estuda a possibilidade de suspender os voos com o Reino Unido e África do Sul, onde também foi detectada essa variante do vírus.