Dezessete salas de cinema do Espaço Itaú fecharam as portas, anunciou a instituição, nesta quinta-feira (16/9), em nota. O encerramento das atividades ocorre nas unidades de Salvador, Curitiba e de Porto Alegre.

Com as operações somente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o Espaço Itaú de Cinema informou que vai intensificar a atuação na plataforma digital Itaú Cultural Play, serviço de streaming gratuito lançado em junho deste ano.

De acordo com a instituição, as salas de Salvador, Curitiba e Porto Alegre vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019.

Desmatamento altera regime de chuvas e impacta agricultura e exportações brasileiras, mostra estudo

A operação do cinema no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, será transferida para o empresário Adhemar Oliveira, diretor de programação do Cinesala, em São Paulo.

“A redução da operação física não representará diminuição de alcance das ações do espaço”, diz a nota. “Ao contrário, a rede está intensificando a atividade de difusão digital em parceria com o Itaú Cultural Play.”

“Ao fortalecer a distribuição por streaming, mais consumidores serão alcançados, levando o Espaço Itaú de Cinema para todos os cantos do país”, disse Beatriz Schmidt, diretora financeiro-administrativa do Espaço Itaú de Cinema, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Embora ressalte que o objetivo do Itaú Cultural Play seja difundir a produção audiovisual brasileira gratuitamente, Schmidt disse que é possível “que em algum momento o Espaço Itaú de Cinema passe a ter na plataforma um catálogo de filmes que poderá vir a ser pago”.

Entre as unidades que continuam abertas, 25 são em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e nove em Brasília. A parceria entre o Espaço Itaú e a plataforma estabelece que a cada dois meses novos filmes serão lançados no Itaú Cultural Play.