Foi descoberta na Zâmbia uma esmeralda de 5.655 quilates, definida como tendo uma “intensa claridade e um espectro de verde ao ouro perfeitamente balanceado”. A gema foi encontrada na mina de Kagem em outubro. O Gemfields Group, fornecedor londrino de pedras preciosas coloridas, é dono de 75% da mina. O restante é de propriedade do governo da Zâmbia.

A gema foi encontrada na parte leste de Kagem, na maior mina a céu aberto do complexo, pelo veterano escavador de esmeraldas Richard Kapeta e o geólogo Debapriya Rakshit. Em comunicado a Gemfields afirmou que o local vem se mostrando um dos mais férteis para a escavação de cristais, mas que nenhum se compara a gema de 5.655 quilates encontrada no último dia 2 de outubro. A pedra foi nomeada “Inkalamu”, que significa leão na língua Bemba, oriunda de povos da Zâmbia

A esmeralda Inkalamu será colocada para leilão em Cingapura em novembro de 2018 para aproximadamente 45 leiloeiros parceiros. Segundo a Gemfields, “diferente da indústria de diamantes, o preço para grandes esmeraldas é particularmente difícil de prever”.

Segundo a gemologista Elena Basaglia, que trabalha para a Gemfields, a pedra será cortada em gemas individuais. Porém não há como estimar quantas partes ela irá gerar.