Nos próximos dias a Escócia deve se tornar a primeira nação no mundo a fornecer absorventes e tampões femininos de graça.

Segundo o Washington Post, na última terça-feira (25), o parlamento escocês aprovou, em primeira fase de votos, um plano para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina em espaços públicos, como centros comunitários, farmácias e clubes.

+ Boris Johnson quer ponte entre Escócia e a Irlanda do Norte com mais de 30 quilômetros
+ Escócia vai proibir crianças de cabecear bolas de futebol

Desde 2018 a Escócia já adota a medida como uma questão de política nacional e disponibiliza produtos higiênicos para estudantes escolares e universitárias. Essa foi a alternativa encontrada para reduzir o impacto da alta tributação em itens de higiene íntima feminina, ponto de reclamação da sociedade escocesa há alguns anos.

Na União Europeia, o tema da redução está em discussão também, mas a previsão de corte nas tarifas impostas aos produtos femininos deve ficar para 2022.

O plano, que passa por um período de emendas para a segunda fase de votações no parlamento escocês, custará US$ 31,2 milhões por ano aos cofres públicos.