Tecnologia

Escassez de chips não acaba antes de 2023, diz STMicro

Escassez de chips não acaba antes de 2023, diz STMicro

Logotipo da STMicroelectronics.

Por Mathieu Rosemain

PARIS (Reuters) – A escassez de chips que está atrapalhando previsões de produção de gigantes como Apple e Volkswagen vai durar até o primeiro semestre de 2023, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da STMicroelectronics, Jean-Marc Chery.

“As coisas vão melhorar em 2022 gradualmente, mas vamos voltar a uma situação normal… não antes do primeiro semestre de 2023”, disse Chery em uma entrevista.

Por “situação normal”, Chery disse que se referia a níveis regulares de estoque de chips e atrasos médios de cerca de três meses para repor componentes.



A escassez de chips, que decorre de um boom na demanda de uma ampla gama de indústrias, está elevando preços, disse Chery, que lidera a fabricante de chips franco-italiana desde 2018.

O preço médio dos chips da STMicro aumentou 5% em 2021, disse ele, acrescentando que o grupo espera novos aumentos de preço no segundo semestre de 2021 e também em 2022.

“Não é como no passado, quando todos esperavam que a Microsoft lançasse um novo sistema operacional que geraria a demanda por muitos mais computadores”, disse Chery.

O grupo com sede em Genebra será capaz de atender apenas 70% da demanda total dos clientes este ano, disse Chery. Essa proporção aumentará para 85-90% no próximo ano, à medida que a empresa investe na capacidade de produção, acrescentou.

A STMicro elevou previsões de vendas para 2021 e os planos de investimento, à medida que a demanda crescente de fabricantes de automóveis e telefones turbinou o lucro do segundo trimestre.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S1CY-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago